quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

E o orçamento já está feito!

Já fizemos o orçamento do nosso projecto, que poderá ser consultado no nosso site https://sites.google.com/site/jesacara/ . Iremos necessitar de cerca de 400€! Um pouco caro, mas o resultado vai valer a pena!
Optámos por utilizar alumínio, devido às razões que já tinha enunciado, e madeira.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Wii Nunchuk

Para controlarmos os movimentos do braço, umas das opções possíveis será utilizar um nunchuk da consola wii.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Grande reviravolta

Após a última ida ao Instituto Superior Técnico, o nosso projecto sofreu grandes mudanças, tanto em relação ao material que vamos utilizar, como em relação ao sistema que o vai fazer funcionar.
Nós, inicialmente, tínhamos pensado utilizar um sistema hidráulico para fazer o braço mover-se. Aliás, esse até era um dos nossos objectivos. Mas, em Lisboa, aconselharam-nos a utilizar os motores (servos) directamente no braço, em vez do sistema hidráulico, pois este sistema poderá levar a que tenhamos algumas dificuldades.



Assim, após termos falado dentro do grupo, decidimos seguir o conselho que nos foi dado. Agora o problema é que temos de comprar equipamento mais caro e, para isso, temos de arranjar patrocinadores que nos ajudem a financiar o nosso projecto. Já estamos a tratar do assunto!
Além disso, outro dos conselhos que nos deram foi não utilizar a madeira para construir o braço, mas sim alumínio ou acrílico. O alumínio é mais fácil de trabalhar e, provavelmente, mais fácil de arranjar. Por isso, em princípio, iremos optar por fazer o braço em alumínio.





Embora o nosso projecto esteja agora em fase de reviravoltas, eu acho que estamos mais entusiasmados, empenhados e confiantes! Agora o próximo passo é fazer a lista do material de que vamos precisar e tentar arranjar patrocínios!

2ª visita ao Instituto Superior Técnico

O membro do grupo que já tinha ido ao Instituto Superior Técnico, voltou a ir lá fazer uma visita, mas desta vez durante dois dias! Teve a oportunidade de ver diversos robôs e, até, interagir com eles e, além disso, também contactou com professores e outras pessoas ligadas ao ramo da robótica. Eles ajudaram-nos na elaboração do nosso projecto, sugerindo o que devíamos modificar e quais os materiais que devíamos utilizar, de maneira a facilitar a construção do braço. Até fizeram alguns esboços de como poderemos fazer o braço, antebraço e mão, mas não através do sistema hidráulico! A ajuda do Instituto Superior Técnico está a ser, sem dúvida, bastante importante.


http://revistarobotica.files.wordpress.com/2007/06/cropped-wallpaper_4_800-copy3.jpg