sábado, 11 de dezembro de 2010

Ossos e articulações

  • O osso é um tecido corporal (tecido ósseo) que muda constantemente e que apenas é encontrado nos animais verterados. É caracterizado por uma matriz celular endurecida devido à presença de compostos de cálcio nas suas estruturas.

Ossos (http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/tipos_ossos.jpg)


  • O conjunto dos ossos de um animal forma o esqueleto, que sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como é o caso do crânio que protege o cérebro.

Esqueleto humano (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc4LsAnD8hBBtV4hztUHFiEVBP0Ldy0N8NN_oJGvrwLsSbS_DhAtk-NXs7LNgNjMlhgG03QEb5v_96gu8eF3EF7AHc67r4Oe0cRl3tMUROLvGDFgdz00VvDOB4AW1VUBnUmizPQOLKeXnG/s1600/esqueleto_humano1.gif)



  • O estudo dos ossos chama-se osteologia.

  • Funções dos ossos: - Protecção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos torácicos;
    - Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    - Produção sanguínea através da medula óssea;
    - Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    - Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    - Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.
  • Em relação à forma, existem 5 tipos de ossos: - Chatos, como os ossos do crânio e das vértebras; - Compridos, como o fémur e os ossos do raço; - Curtos, como os do tornozelo (tarso) e do punho (carpo); - Irregulares, como as vértebras; - Sesamóides ou supra-numerários, que estão presentes no interior de alguns tendões, que sofrem um stress físico e tensão, como palmas e plantas.
  • Contudo, a estrutura interna dos ossos é essencialmente a mesma. A parte rígida externa é composta, na sua maioria, por proteínas, como o colagénio, e por uma substância denominada hidroxiapatite, constituída por cálcio e outros minerais. Esta substância armazena parte do cálcio do organismo e é, em grande medida, a responsável pela resistência dos ossos. A medula é uma substância mole e menos densa que o resto do osso. Está alojada no centro do osso e contém células especializadas na produção de células sanguíneas. Os vasos sanguíneos passam pelo interior dos ossos, enquanto os nervos os circundam.

  • O osso é um tecido vivo, em constante crescimento. O corpo humano está constantemente produzindo ossos novos para substituir os ossos velhos. Durante a infância, o esqueleto produz mais células ósseas do que elimina, tornando-se mais forte e denso. A expressão “densidade do osso” refere-se à fortaleza do osso. Geralmente, após os 30 anos de idade, o corpo começa a eliminar células ósseas mais rapidamente do que produz novas. Esta perda gradual de células ósseas debilita o esqueleto à medida que a pessoa envelhece.

  • As articulações são o ponto de união de um ou mais ossos e a sua configuração determina o grau e a direcção do possível movimento. Algumas articulações não têm movimento nos adultos, como as que se encontram entre os ossos chatos do crânio, mas outras, contudo, permitem um certo grau de mobilidade. É o caso da articulação do ombro, uma junta articulada esférica que permite a rotação interna e externa do braço e os movimentos para a frente, para trás e para os lados. Em contrapartida, as articulações de tipo dobradiça dos cotovelos, dos dedos da mão e do pé permitem apenas dobrar (flexão) e estender (extensão).

Articulação do ombro (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidgkJzwBKdctXEj_Rxy5_ojUUUsIGoXvdJwXH8YhCcRNKTwOssE0pHDejMTgpuK7PbbQ3E7aZ0Ytyjlc7j6LRO51kxpNR1nIccweeyfhyR9Ycw0eTIKOxph_TeS_vsvR7keIptw_fXadw/s1600/1251745650878ombro2%5B1%5D.jpg)

Articulação do cotovelo (http://www.auladeanatomia.com/artrologia/cotovelo2.jpg)

  • Os componentes de uma articulação trabalham conjuntamente para facilitar um movimento equilibrado e que não provoque lesões. As extremidades ósseas da articulação estão cobertas por cartilagem, um tecido liso, resistente e protector que amortece e diminui a fricção.

Sem comentários:

Enviar um comentário